Quarta-Feira, 15 de Agosto de 2018
Home Notícias

Sony anuncia sensor de 48 megapixels para smartphones

23 de julho de 2018 6042 0
Sony anuncia sensor de 48 megapixels para smartphones

A Sony anunciou um incrível sensor óptico que pode capturar imagens com resolução de até 48 MP. E não será algo “manipulado”, processado, mas sim, uma captura pura de 8000 x 6000 pixels.

O nome da pequena inovação tecnológica é o IMX586, codinome do sensor. Ele é o responsável por entregar esses incrível 48 megapixels de resolução. 

Como já devem saber, a qualidade de captura de uma imagem não é simplesmente uma questão de adicionar mais megapixels – isso pode ser contraproducente, com pixels menores levando a fotos repletas de ruídos e com pouca luz. Na verdade, os pixels de 0,8 mícron usados ​​neste sensor serão os menores no mercado. Mas, a Sony diz que vai contornar isso usando um array de filtros de cores Bayer e permitir que cada pixel use sinais dos quatro pixels adjacentes, o que supostamente aumenta a sensibilidade à luz para o equivalente a uma imagem de 12 megapixels capturada com pixels de 1,6 mícron.

Diferença entre capturas de 12 MP efetivos e 48 MP efetivos do novo sensor da Sony

O projeto tem foco em smartphones e eles devem aparecer no mercado a partir do ano que vem. Seu preço será algo em torno de US $ 27 (cerca de R$ 100,00), o que sugere que ele estará presente em smartphone de outras marcas e não só em Xperias.

Outra empresas já investiram em sensores com tamanha capacidade. O primeiro deles foi o Nokia 808, que oferecia uma sensor de 41 MP e tecnologia PureView, esta que oferecia um Zoom diferente, um Zoom que era aplicado depois da captura. Depois dele veio o Nokia Lumia 1020, que era equipado com um novo sensor PureView, também de 41 MP; Recentemente quem investiu em câmeras assim foi a Huawei, com o P20 Pro, que é dotado de 3 câmeras traseiras com lentes Leica dentre as quais temos uma capaz de capturar em 40 MP. Todos esses modelos ganharam destaque no mercado por oferecer fotografias incrível. Será que a Sony terá ao menos o mesmo sucesso, ou será que ela irá superar todas as demais?

Compartilhe:

Comentários: