Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2018
Home Android OS

Empresa aponta vulnerabilidades em smartphones Android vendidos no Brasil

13 de agosto de 2018 722 0
Empresa aponta vulnerabilidades em smartphones Android vendidos no Brasil

Uma conceituada empresa de segurança móvel divulgou um relatório durante a Conferência DEF CON 2018 em Las Vegas, que revela vulnerabilidades diversas em 25 smartphones com Android, dentre os quais temos pelo menos três modelos vendidos no mercado brasileiro, são eles:

  • Sony Xperia L1
  • LG G6
  • Asus Zenfone Max 3
Imagem relacionada

O Asus Zenfone Max 3 é um dos passíveis a vulnerabilidade

O que é essa vulnerabilidade?

A empresa Kryptowire descobriu falhas nesses 25 smartphones que permitem que Malwares obtenham o número de contatos e de pessoas cujo o usuário tenha se comunicado, executem comandos sem permissão, gravem áudios disfarçadamente e salve-os no cartão SD, enviem mensagens de texto e várias outras 47 vulnerabilidades.

São coisas muito graves que comprometem sua privacidade e a segurança das suas informações pessoais, além de permitir a aplicação de golpes.

Qual versão do Android está mais exposta neste caso?

A descoberta parece revelar que a grande maioria dos dispositivos passíveis de invasão rodam o Android 7.0, porém, alguns deles usam alguma outra versão. Mesmo assim, a incidência é muito maior nessa versão.

“Com as centenas de marcas e modelos de celulares no mercado e milhares de versões de firmware, os testes e avaliações manuais simplesmente não podem ser dimensionados para resolver o problema de identificar vulnerabilidades em aplicativos e firmware pré-instalados”, disse Angelos. Stavrou, CEO da Kryptowire, em comunicado à imprensa anunciando também o lançamento de uma nova plataforma voltada para empresas para testar automaticamente o firmware e os aplicativos de dispositivos móveis Android.

Como se proteger dessas vulnerabilidades?

Não há outra forma de escapar disso senão mantendo seu smartphone atualizado, seja com as grandes atualizações de software, como das atualizações de firmware. Atualizações de segurança NUNCA devem ser ignoradas. Além disso, evite conceder acesso a aplicativos desconhecidos ou abrir links estranhos enviados por e-mail ou aplicativos de mensagens.

Se você tem um desses smartphones citados acima é bom correr e buscar por novas versões de firmware ou do software. Se você costuma importar smartphones é bom saber que a lista contém modelos da Oppo, Leagoo, ZTE, Essential, Vivo, Oppo, ZTE, Alcatel e outras, sendo assim, não deixe de conferir o link com a lista completa de modelos.

Maiores detalhes sobre os erros encontrados pela Kryptowire podem ser vistos aqui.

Compartilhe:

Comentários: