Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
Home Android OS

Conheça as 10 principais novidades do Android P

2 de julho de 2018 940 0
Conheça as 10 principais novidades do Android P

De volta ao Google IO, o Google lançou o novo Android P Build (Developer Preview 2) com novos recursos empolgantes e também anunciou uma enorme expansão do seu programa Android Beta. O Google disponibilizou um novo firmware para dispositivos que não são do Google, incluindo smartphones de marcas como OnePlus, Xiaomi, Nokia, Essential, Sony, Vivo e Oppo Smartphones. Agora parece que o Google está testando o mesmo para o recém-anunciado Motorola Moto Z3 Play. Um usuário do Moto Z3 Play supostamente recebeu o Beta Fechado do Android 9.0 P DP3. Parece que o Google está pronto para incluir o Moto Z3 Play na lista de dispositivos que não são Pixel com o Android P Beta.

Mas, o que de fato chegará com o aguardado Android P?

O Android 9.0 ou P vem com grandes melhorias e mudanças na interface do usuário em comparação com o Android 8.1 Oreo. Até o presente momento podemos destacar as 10 principais novidades do Android P:

1 – Novos gestos de navegação

Resultado de imagem para adaptativa screen illumination Android P

De forma semelhante ao que foi aplicado na UI do iPhone X da Apple, o Android P deve habilitar gestos diversos de navegação no Android. Na verdade, algumas fabricantes já tem promovido esse suporte em suas versões do Android, como é o caso da MIUI da Xiaomi e em alguns modelos da Huawei, ASUS e até mesmo no inovador Vivo Nex, que sequer tem botão frontal e necessita de tais comandos gestuais para operar o sistema.

2 – Bateria adaptativa

Resultado de imagem para adaptativa screen illumination Android P

A Google prometeu que o Android P poderia promover uma economia de até 30% da carga da bateria do seu telefone fazendo uso de Aprendizagem de Máquina (Machine Learning). Essa nova versão do Android poderia analisar quais aplicativos são usados com mais frequência e os que não são, e redirecionar mais processamento para os apps que são mais usados, deixando os que são pouco usados em um estado de baixa energia.

3 – busca avançada dentro de aplicativos (Slices)

Imagem relacionada

A busca do Google feita pelo celular mostrará sugestões de ações dentro de aplicativos. Por exemplo: se você procura por maneiras de chegar a um lugar, o próprio buscador poderá lhe mostrar uma sugestão dentro do aplicativo do Uber ou outro semelhante, e permitir que você chame o carro diretamente pela busca. O recurso também funciona para apps de compra de ingressos de eventos, por exemplo.

4 – Brilho adaptativo

Também fazendo uso de ferramentas de Machine Learning, o Android P poderia regular o brilho do seu smartphone com base no seu uso diário do aparelho, fazendo com que a tela fique com mais ou menos brilho dependendo do local ou horário de uso.

5 – Controle do volume aperfeiçoado

No Android P o controle de volume de reprodução de mídias diversas será mais integrado ao volume geral do dispositivo, mas dará mais autonomia ao volume do toque. Por exemplo: ao baixar o volume de um vídeo em reprodução, não necessariamente será preciso baixar o volume do toque padrão do aparelho e vice-versa.

6 – Dashboard do Android

Resultado de imagem para adaptativa screen illumination Android P

Usuários do Android P ganharão uma Dashboard cheia de informações revelantes sobre o uso do seu smartphone. Alguns exemplos de informações são: quanto tempo você passou usando o smartphone, quantas vezes ele foi desbloqueado num dia, o tempo que você passou em cada aplicativo e assim por diante. Fazer uma análise de quanto o smartphone interfere na sua produtividade diária será muito fácil.

7 – Limite de uso de Apps (App Timer)

Sim! no Android 9.0 será possível definir um tempo limite para usar determinados aplicativos. Por exemplo: se você acha que passa muito tempo vendo a timeline do Facebook, pode estabelecer que aquele aplicativo só pode ser usado no máximo por 60 min num dia, então, ao fim do timer setado previamente, o sistema bloqueará o Facebook até o dia seguinte.

8 – Previsão de ações em aplicativo

Resultado de imagem para adaptativa screen illumination Android P

 

A Google vai implementar uma funcionalidade no Android 9.0 que lhe ajudará a realizar tarefas mais rapidamente, sugerindo ações específicas dentro de aplicativo que são muito usados no seu dia a dia. Mandar uma mensagem via Facebook Messenger ou WhatsApp pode ser facilitada, ou mesmo postar algumas coisas no Twitter e assim por diante.

9 – Modo não-perturbe

Eis mais um detalhe que a Apple também vem trabalhando no iOS, que é um tipo de modo “não-perturbe”. Ele implica no sistema minimizar a quantidade de notificações que são emitidas, assim como diminuir os estímulos visuais que as mesmas promovem, por exemplo, se esse modo estiver acionado, provavelmente telefones com Leds de notificações terão a luz do led desligada e assim por diante.

10 – Modo para ajudar a pegar no sono (Wind Down)

Muita gente tem o péssimo hábito de ficar mexendo no celular antes de dormir, pois bem, a nova versão do Android ajudará a tornar esse momento menos ruim. O usuário vai estipular um horário no qual ele pretende dormir e quando o timer estiver perto de zerar, o sistema diminuirá o brilho da tela e começará a deixar tudo preto e branco na tentativa de ajudar na transição do pré-sono para o sono.

Gostou das novidades? O Android P ainda está em fase Beta de desenvolvimento, mas já vem sendo testado em larga escala por milhares de usuários em todo o mundo. Muito em breve muitas fabricantes começarão a liberar o update para seu clientes finais em versões públicas. Vale lembrar que telefones equipados com chipsets da Qualcomm sairão na frente na hora de receber o update. Saiba mais sobre isso aqui. 

Compartilhe:

Comentários: